Esta página responde perguntas colocadas com maior frequência pelos usuários do Ambiente Moodle da PUC-SP.
1) Como acessar o ambiente Moodle?
3) Não lembro minha senha, e agora?
4) Posso alterar minha senha do moodle?
5) Como descobrir o Código de Inscrição?
6) Como alterar meu e-mail no ambiente moodle?
7) Como encontro o meu curso no moodle?
8) Como acessar o ambiente Moodle?
9) Como inscrever alunos e professores que não pertencem à comunidade PUC-SP?
10) Como solicitar um novo curso?
11) Como migrar uma disciplina/curso do ano anterior para esse ano?
12) Posso utilizar cursos no ambiente Moodle 2010?
14) Como deletar arquivos no meu curso?
15) Como faço para receber aquivos dos meus alunos através do ambiente Moodle?
16) Como posso disponibilizar arquivos para meus alunos?
17) Como criar Fóruns para minhas turmas?
18) Eu consigo inserir pessoas no meu curso?
19) Perdi o Código de Inscrição da disciplina para passar para meus alunos. O que faço?
Caso ainda persista alguma dúvida, por favor, encaminhe-a para moodle@pucsp.br
1) Como acessar o ambiente Moodle?
Para acessar o ambiente Moodle você deverá usar como "Nome do usuário" seu RA e como senha os 6 últimos dígitos do CPF ANTES dos dígitos de controle.
Por exemplo:
RA do aluno: RA00045932 - CPF do aluno: 478.478.563-95, na tela ou box de login, deverá ser informado:
Senha: 478563
Nome de usuário:RA00045932 Caso ainda não consiga o acesso, por favor, envie um e-mail para moodle@pucsp.br informando o seu nome completo, RA, CPF, bem como seu curso/disciplina.
Após acessar o ambiente, no box "Meus cursos", do lado esquerdo, seu curso provavelmente já estará lá. Caso não esteja, clicar em "Todos os cursos..." e, ao final da nova página, em "Buscar cursos", digitar o nome do curso/disciplina ou o nome do (a) Professor (a) responsável pelo mesmo.
Para acessar o (a) curso/disciplina, você provavelmente precisará de um "Código de Inscrição". Para obtê-lo, entre em contato com o (a) Professor (a) responsável pela(o) disciplina/ curso, pois somente ele (a) poderá fornecê-lo.
2) Como descobrir o meu RA?
Entrando em contato com a SAE.
3) Não lembro minha senha, e agora?
Por padrão a senha do moodle são os seis digitos intermediários do CPF.
Exemplo: CPF: 123.345.678-90 => Senha: 345678
3) Posso alterar minha senha do moodle?
Ao fazer o login nos laboratórios da PUC-SP, você será questionado se deseja mudar a senha de acesso aos computadores e moodle. Ao alterar a senha, você automaticamente mudará o acesso ao moodle.
Esse procedimento só é possível nos laboratórios da PUC-SP.
4) Como alterar meu e-mail no ambiente moodle?
Siga as seguintes orientações:
5) Como descobrir o Código de Inscrição?
Você deverá entrar em contato com o (a) Professor (a) responsável pela (o) disciplina/ curso, pois somente ele (a) poderá fornecê-lo.
6) Como alterar meu e-mail no ambiente moodle?
Siga as seguintes orientações:
7) Como encontro o meu curso no moodle?
Siga as seguintes orientações:
8) Como acessar o ambiente Moodle?
Seu usuário no ambiente Moodle é o mesmo que o seu usuário de e-mail no domínio @pucsp.br, sem a necessidade do @pucsp.br.
Por exemplo: seu e-mail da PUC-SP é andresssa@pucsp.br, então você acessará da seguinte maneira:
- Nome do usuário: andresssa
- Senha: a mesma do seu e-mail andresssa@pucsp.br
Após acessar pela primeira vez, você receberá um e-mail com a confirmação de cadastro. Para efetivar o cadastro, você deverá clicar no link enviado no corpo do e-mail.
9) Como inscrever alunos e professores que não pertencem à comunidade PUC-SP?
Os cursos do ambiente Moodle PUC-SP estão disponíveis apenas para os professores e alunos regularmente matriculados na Instituição.
10) Como solicitar um novo curso?
Para solicitar disciplinas/cursos no ambiente Moodle, basta preencher o Formulário e aguardar um e-mail confirmando a criação da (o) disciplina/ curso. Por esse processo, garantimos a organização da criação de disciplinas e cursos.
11) Como migrar uma disciplina/curso do ano anterior para esse ano?
É possível adicionar os conteúdos de disciplinas/cursos do ambiente Moodle anterior (2012) para o novo ambiente Moodle.
Para isso siga os passos para criar o backup do ambiente de 2012 e depois restaurar no ambiente de 2013.
Criando o backup:
Restaurar o curso:
Na migração, apenas os dados do curso serão importados, portanto, os alunos deverão ser inscritos pelos processos normais de inscrição.
Em caso de dúvidas, consulte o manual do usuário ou envie um e-mail para moodle@pucsp.br.
12) Posso utilizar cursos no ambiente Moodle anterior?
A partir deste ano, os alunos utilizarão o novo ambiente Moodle para cursar as disciplinas. O ambiente Moodle anterior servirá somente para consultas em geral.
Por isso pedimos que recomende a seus alunos a acessarem o novo ambiente Moodle. A lista de alunos de sua disciplina poderá ser obtida na secretaria ou em seu portal acadêmico.
13) Onde consigo o Código da disciplina requerido no Formulário de solicitação de abertura de disciplina?
Você poderá obter a lista de códigos das disciplinas com a coordenação de seu curso ou com a SAE.
14) Como deletar arquivos no meu curso?
Para deletar Arquivosdo seu curso, siga os procedimentos abaixo:
Sugerimos que você faça download do Manual do Usuário para explicações detalhadas.
15) Como faço para receber aquivos dos meus alunos através do ambiente Moodle?
Os alunos poderão lhe enviar arquivos pelo ambiente Moodle por meio de várias ferramentas (atividades): Diálogo, Fórum, Base de Dados, Lição, Questionário, Tarefa, etc. Sugerimos que você faça download do Manual do Usuário para explicações detalhadas de cada ferramenta.
16) Como posso disponibilizar arquivos para meus alunos?
Aconselhamos que você disponibilize arquivos para alunos por meio do recurso "Link a um arquivo ou site". Sugerimos que você faça download do Manual do Usuário para explicações detalhadas sobre esse recurso.
17) Como criar Fóruns para minhas turmas?
No ambiente Moodle existem vários tipos de Fóruns para atender às necessidades do professor. Sugerimos que você faça download do Manual do Usuário para explicações detalhadas de como criar e configurar fóruns.
18) Eu consigo inserir pessoas no meu curso?
Você poderá inserir novos usuários ou modificar as funções dos mesmos, seguindo esse procedimento:
19) Perdi o Código de Inscrição da disciplina para passar para meus alunos. O que faço?
O código foi enviado para o seu e-mail quando a disciplina foi criada. Porém, você poderá obtê-lo também da seguinte maneira:
Caso ainda tenha dúvidas entre em contato com a equipe moodle pelo e-mail moodle@pucsp.br.
Equipe Moodle PUC-SP